O PROCESSADOR:
O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Também conheçido como Unidade Central de Processamento, CPU em inglês.
Em computadores comuns (desktop) encontra-se dentro do gabinete juntamente com a placa-mãe e outros elementos de hardware. Antigamente eles eram BEM grandes, mais hoje em dia devido a avanços e avanços temos tecnologias cada vez menores.
Em computadores comuns (desktop) encontra-se dentro do gabinete juntamente com a placa-mãe e outros elementos de hardware. Antigamente eles eram BEM grandes, mais hoje em dia devido a avanços e avanços temos tecnologias cada vez menores.
Os processadores trabalham apenas com linguagem de máquina (lógica booleana). Realizam as seguintes tarefas:
- Busca e execução de instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (disco rígido ou disquetes), são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória, o processador pode executar os programas e processar os dados;
- Controle de todos os chips do computador.
- Busca e execução de instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (disco rígido ou disquetes), são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória, o processador pode executar os programas e processar os dados;
- Controle de todos os chips do computador.
No caso do meu computador um processador intel core 2 duo.
AS MEMÓRIAS:
MEMÓRIA PRIMÁRIA: Também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Na categoria a memória RAM, memória ROM, registradores e memórias cache.
MEMÓRIA RAM: É a abreviatura de Random Access Memory. Essa memória permite leitura e regravação de dados e pelo fato de ser volátil, quando o computador é desligado a memória RAM perde todos os seus dados.
No meu computador a memoria ram tem uma capacidade de 2 GB
DRAM: São memórias do tipo dinâmico baseadas na tecnologia de capacitores. Essas memórias podem comportar uma grande quantidade de dados, mas seu acesso é mais lento que os da memória SRAM.
SRAM: São memórias do tipo estático baseadas na tecnologia de transistores. São muito mais rápidas que as memórias DRAM apesar de armazenarem menos dados.
MEMÓRIA ROM: A memória ROM, que é sigla de Read Only Memory, é um tipo de memória destinada apenas a leitura. Não se pode armazenar informações senão as que já vêm embutidas nela quando saem da fábrica.
O disco rigido do meu computador comporta 160GB da SATA
PROM: Foi um dos primeiros tipos de memória ROM, seus dados não podem ser apagados nem alterados.
EPROM: É um tipo de memória ROM que geralmente é usada para armazenar a BIOs do computador. Como avanço em relação ao modelo PROM, essas memórias permitem a regravação de dados através de um aparelho especial.
EEROM ou EAPROM: Memória similar à EPROM. A diferença entre eles é que a EPROM pode ter seu conteúdo apagado por raios ultravioletas enquanto as EEPROM pode ser por uma voltagem específica nos seus pinos de entrada.
MEMÓRIA CACHE: É uma memória SRAM embutida no processador. Ela armazena as informações mais utilizadas pela memória RAM com a finalidade de aumentar a velocidade do processo. O processador procura primeiro as informações na memória cache, se a informação não estiver lá, ele vai buscar na memória RAM. Os processadores trabalham com dois tipos de cache, L1 e L2. Ambos trabalham na mesma frequência do processador apesar, mas o cache L2 está mais distante do núcleo do processador, o que diminui a velocidade de acesso.
REGISTRADOR: É uma memória encontrada na CPU. Possui uma pequena capacidade mas é muito rápida, e é utilizada no armazenamento temporário durante o processamento, ela é checada antes da memória cache.
MEMÓRIA SECUNDÁRIA: Memórias que não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória primária antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
São dispositivos responsáveis pela entrada e saída de dados. Os dispositivos de entrada codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os de saída decodificam de um jeito para ser entendida pelo usuário. Dispositivos de entrada: mouse, teclado, microfone, pen drive... Dispositivos de saída: monitor de vídeo, impressora, caixa de som... Também existem dispositivos que podem ser tanto de entrada como de saída, como gravadores de CD / DVD e discos rígidos.
OS BARRAMENTOS
BARRAMENTO DO PROCESSADOR: Existem três tipos vias de barramento do processador: barramento de dados (onde trafegam os dados), barramento de endereços (onde trafegam endereços) e barramento de controle (sinais de controle que sincronizam as duas anteriores). Os barramento de dados e de controle são ditos bidirecionais, enquanto os de endereço é unidirecional.
BARRAMENTO DE MEMÓRIA: É o barramento responsável pela comunicação entre a memória principal e o processador. A velocidade de transmissão de dados é medida em hertz (Hz) e quanto maior o barramento, maior é a velocidade do armazenamento.
BARRAMENTO DE ENTRADA E SAÍDA: Permite a comunicação entre dispositivos de entrada e saída. Os mais conhecidos são PCI, AGP, PCI Express, USB, ISA, VESA. Dentre esses barramentos destaca-se o USB, que foi uma revolução entre os periféricos com a conexão Plug An Play (assim que o dispositivo é conectado, o computador o detecta automaticamente).
PLACA MÃE
Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset.
Bom é isso
Obrigado e voltem sempre

Nenhum comentário:
Postar um comentário